Auxílio-doença para pessoas com problemas com drogas e alcoolismo



► CONTATO:

► WHATSAPP:

► INSTRAGRAM:

► ENDEREÇO: Rua Comandante Almiro, n.º 06, sala 1, centro, CEP 44.001-312 Feira de Santana, Bahia, Brasil

O alcoolismo é tratado atualmente com maior conhecimento sobre as causas e também as consequências desse problema que já atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.

Se você conhece ou é alguém com problemas com álcool, entende as dificuldades de conseguir atuar no trabalho ou até de ter alguns benefícios.

Então saiba como funciona o auxílio doença e a aposentadoria para alcoólatras agora mesmo e acabe de vez com todas as suas dúvidas.

Vamos lá?
Benefícios em casos de Alcoolismo
A previdência social é conhecida por ser o órgão capaz de fornecer diversos benefícios para o trabalhador brasileiro, como o auxílio doença e a aposentadoria.

Baseado em requisitos diversos, esses 2 benefícios podem melhorar a vida de alguém que está passando por um momento difícil da vida ou mesmo para o merecido descanso.

Para começar a entender a relação entre o alcoolismo e a aposentadoria ou auxílio doença, você precisa ter em mente que uma pessoa alcoólatra é considerada doente.

Isso porque, a dependência de álcool gera abstinência, intoxicação, perdas de memória, demências, delírios, alterações de humor e até alucinações.

Existem ainda alguns alcoólatras que sofrem com distúrbios de ansiedade ou do sono, problemas sexuais e doenças como cirrose e tuberculose.

Isso tudo caracteriza o alcoolismo como uma doença, por fazer com que o indivíduo seja considerado incapaz de trabalhar e até de fazer algumas atividades comuns (em casos mais graves).

Por isso, é possível que o trabalhador que seja segurado do INSS, ou seja, faça as contribuições referentes a previdência, consiga receber o auxílio doença para passar por alguma etapa de tratamento.

Isso acontece quando o alcoólatra não consegue mais exercer as suas atividades e a incapacidade pode ser temporária ou permanente.

Para resumir, o segurado começa a receber o auxílio doença para começar um tratamento e pode solicitar o recebimento até a conclusão.

Entretanto, se após a tentativa de tratamento a incapacidade persistir e for considerado que aquele segurado não pode mais voltar para o trabalho, ele é aposentado por invalidez.

Geralmente, a aposentaria por alcoolismo ocorre quando o sujeito tem problemas secundários referente ao consumo de álcool, como doenças físicas ou mentais mais graves.

Porém, se você não conseguir ter os requisitos necessários ou não é um segurado do INSS, é possível solicitar um benefício através da Assistência Social da sua cidade.

Nesse caso, você vai participar de um Benefício de Prestação Continuada (BPC), fornecido pela assistência social para que seja possível iniciar um tratamento.

Esse benefício é no valor de um salário mínimo atualizado e é bastante direcionado para famílias de baixa renda, que geralmente tem problemas com álcool e drogas.

O BPC pode ser pago para o alcoólatra ou para alguém que fique responsável pelas necessidades básicas do sujeito, quando esse é considerado inapto a receber o benefício diretamente.

Seja o benefício da assistência social ou o auxílio doença do INSS, é preciso passar por um perito que vai avaliar a situação do alcoólatra para que a verba seja repassada.

Dessa maneira, é importante que você tenha em mãos documentos que podem te ajudar a comprovar a dependência, como laudos, relatórios, exames médicos e outros.

Em todo caso, os benefícios têm como objetivo oferecer tratamentos que possam fazer com que você volta a ter uma vida ativa dentro da sociedade.

Seguindo essa ideia, você sempre vai ser direcionado para grupos de apoio, aconselhamentos e atendimento psicológico como uma forma de auxiliar você no processo de desintoxicação e fortalecimento.

O alcoolismo é uma doença grave capaz de fazer milhares de vítimas todos os anos, seja por acidentes do dia-a-dia, confusão mental ou problemas de saúde que vem como um resultado do consumo em excesso do álcool.

Dessa forma, é preciso começar a procurar formas de resolver esse problema para proteger não apenas o indivíduo que está nessa condição, mas também todos aqueles que estão a sua volta, incluindo familiares e desconhecidos.

Então, você pode sim receber o benefício para te ajudar no tratamento ou até acabar se aposentando mais cedo devido ao resultado do álcool na sua vida.

#previdencia #auxiliodoença #alcoolismo #dependentesquimicos

source
dependencia quimica é doença
previdencia social,aposentadoria por invalidez,benefício inss,aposentadoria,tratamento,inss,pente fino,perícia médica,auxílo doença,perícia judicial,pericia inss,perito médico,invalidez total,b91,b31,doença profissional,doença ocupacional,acidente do trabalho,auxílio acidente,revisão de benefícios,revisão pente fino,auxílio inss,incapacidade laboral,usuario de drogas,alcoolismo,dependente químico
#Auxíliodoença #para #pessoas #problemas #drogas #alcoolismo

22 comentários em “Auxílio-doença para pessoas com problemas com drogas e alcoolismo”

  1. Meu marido é alcoólatra bebi todo dia não para em emprego algum fora outros vicios , aqui em casa quem trabalha so eu. Eu tenho pressão alta tou obesa e trabalho de doméstica na casa dos outros sofro muito tou tão cansada esgotado fora q tou com pedra na vesículas e não tem como fazer cirurgia devido ta com pressão alta

  2. sei que é difícil conviver com drogados e alcoólatra só que eu faço essa pergunta é justo o trabalhador responsável nesse Brasil mata vários leões pôr dia se abedica de várias coisas prá conseguir viver dignamente e não tem direito a nada agora os irresponsável drogado e alcoólatra que aposentadoria 🤔o Brasil de merda

  3. Eu recebo auxílio doença por um acidente faz mais de 2 anos e tbm eu tenho vício do álcool e nas drogas será que eu consigo mais um benefício ou se aposentar pois o acidente causou invalidez permanente estou na reintegração do INSS mesmo tendo carta do médico pedi do aposentadoria por invalidez pelo acidente me tira essa dúvida DR

  4. Doutor , 12 anos trabalhei e contrbui co. INSS, mas vendi o comércio pois o meu grau de alcoolismo era tanto que bebia o álcool todo da farmácia. Sempre fui alcoolatra, passei em psiquiatra , etc.
    Aí criei um MEI para outra função e paguei uns 8 meses e parei faz uns 5 meses….
    Agora estou sem trabalhar, o que você acha que eu deveria fazer por favor?

  5. Eu estou trabalhando ja estou um ano no serviço , mas tenho problema com vícios e me internei esses dias . Só que quando me internei ainda não tinha 12 meses de contribuição. Tinha uns 10 ou 11 meses e até agora não voltei estou de atestado. Como faço . Já tenho o Cid do psiquiatra . E papéis de medicamentos.

  6. Sou vítima de abuso sexual, e lesão corporal, fraturei os dois ossos do antibraço, coloquei 2 placas,sendo uma em cada braço, e 6 parafusos em cada. Tbm sofro de estresse pós traumático, e após a audiência dia 03 de novembro, passei a ter surtos psicóticos, e fui encaminhada ao caps, onde sigo com tratamento e fazendo psicoterapia, o acontecido foi dia 12 de janeiro de 2020 … Eu teria direito ao auxílio doença pelo bpc ?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima