Ajude-nos a produzir mais vídeos como este! Apoie-nos no Patreon e obtenha downloads gratuitos e outras ótimas recompensas: patreon.com/AlilaMedicalMedia
Muito obrigado!
Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui:
Voz e Traduzido por: Thaís de Oliveira
©Alila Medical Media. Todos os direitos reservados.
Todas as imagens e vídeos da Alila Medical Media são APENAS para fins informativos e NÃO tem intenção de substituir conselho médico profissional, seu diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o aconselhamento de um profissional de saúde qualificado para qualquer dúvida que você possa ter em relação à uma condição médica.
A dependência química é uma desordem neurológica que afeta o sistema de recompensa no cérebro. Em uma pessoa saudável, o sistema de recompensa reforça comportamentos que são essenciais para a sobrevivência, como: comer, beber, comportamento sexual e interação social. Por exemplo, o sistema de recompensa garante que você busque comida quando está com fome, porque você sabe que depois de comer se sentirá bem. Em outras palavras, ele torna a atividade de comer agradável e memorável, para que você queira fazer isso sempre que sentir fome. Drogas de abuso se apropriam desse sistema, tornando as necessidades naturais da pessoa em necessidade de drogas.
O cérebro é composto por bilhões de neurônios, ou células nervosas, que se comunicam através de mensageiros químicos ou neurotransmissores. Quando um neurônio é estimulado o suficiente, um impulso elétrico, chamado de potencial de ação, é gerado e viaja ao longo do axônio para a terminação nervosa. Aqui, é desencadeada a liberação de um neurotransmissor na fenda sináptica – um espaço entre os neurônios. O neurotransmissor, em seguida, se liga no receptor do neurônio vizinho, gerando um sinal nele, transmitindo, assim, a informação para esse neurônio.
As principais vias de recompensa envolvem a transmissão do neurotransmissor DOPAMINA, a partir da área tegmental ventral, a ATV, do mesencéfalo para o sistema límbico e para o córtex frontal. Participar de atividades agradáveis gera potenciais de ação em neurônios produtores de dopamina no ATV. Isso faz com que haja a liberação de dopamina pelos neurônios na fenda sináptica. Em seguida, a dopamina se liga e estimula o receptor de dopamina no neurônio pós-sináptico. Acredita-se que essa estimulação pela dopamina produza sensações de prazer ou efeito de recompensa. Moléculas de dopamina são, em seguida, removidas da fenda sináptica e transportadas de volta para o neurônio transmissor por uma proteína especial, chamada de transportador de dopamina.
A maioria das drogas de abuso AUMENTAM a concentração de dopamina na via de recompensa. Algumas drogas, como o álcool, heroína e nicotina estimulam os neurônios produtores de dopamina indiretamente na ATV para que eles gerem mais potenciais de ação. A cocaína atua na terminação nervosa. Ela liga-se ao transportador de dopamina e bloqueia a recaptação de dopamina. Metanfetamina – um estimulante – atua de forma semelhante à cocaína no bloqueio da remoção de dopamina. Além disso, ela pode entrar no neurônio, nas vesículas que contêm dopamina, provocando a liberação de dopamina, mesmo na ausência de potenciais de ação.
Diferentes drogas agem de maneira diferente, mas o resultado comum é que a dopamina se acumula na sinapse em uma quantidade MUITO MAIOR do que a normal. Isso provoca uma estimulação contínua, talvez, a super estimulação dos neurônios pós-sinápticos seja responsável pela euforia prolongada e intensa, experimentada por usuários de drogas. Exposições repetidas a surtos de dopamina, causados pelas drogas, eventualmente DESSENSIBILIZAM o sistema de recompensa. O sistema deixa de responder a estímulos cotidianos; a única coisa que se torna gratificante é a droga. Dessa maneira, as drogas alteram as prioridades da vida da pessoa. Depois de algum tempo, até mesmo a droga perde a sua capacidade de recompensa e as doses necessárias para atingir o efeito de recompensa são mais elevadas, levando a overdose de drogas.
source
dependência química
Animações de Medicina,Ciência,ciência vício,viciante,anatomia,animado,animação,sistema nervoso central,cigarros,cocaína,DAT,de l’vício,dopamina,a liberação de dopamina,projeções dopaminérgicas,abuso de drogas,drogas,efeito,incêndio,saúde,cuidados de saúde,ilustração,sistema límbico,mecanismo de,médico de saúde mental,neurologia,neurotoxina,neurotransmissor,nicotina,núcleo accumbens,psicoestimulantes,droga recreativa,recaptação,fumo,o tabaco,VTA
#Mecanismo #Dependência #Química #Cérebro #Alila #Medical #Media #Português

Ajude-nos a produzir mais vídeos como este! Apoie-nos no Patreon e obtenha downloads gratuitos e outras ótimas recompensas: patreon.com/AlilaMedicalMedia
Muito obrigado!
Fui escrava de remédios controlados e chegou a um ponto que não deu mais por motivo de efeito colateral Ave
Exposição, direitos de Exposição, moradia,direitos,trabalhistas,dívida,dívidas dívidas,enlouqueça ela dívida,paga,e nula.
Seu doutor.
Tá doido,né.
Explicação ótima.
Estou na luta contra mim mesmo para me livrar do uso de drogas.
Parabéns!
Bom dia agora inteira dopamina é que causa o vice viço. Aula maravilhosa parabéns❤❤❤
Minha mae é viciada em crack..ela nao quer ser internada, nao sei o que fazer 🙁
Dopamina esse assunto era surpresa para mim também a metafemina mais eu não provei nei procuro prova aqui vai meu conselho para quem e dependendo 🧪 químico não ⛔
Fujas das drogas enquanto é tempo , e um caminho sem volta
O vídeo é mt bom graças a Deus eu nunca usei nd desse tipo sou mt bem saudável um bom fisco e tenho um bom emprego
Joia muito bom
A neurociência é incrível!
Satanás entra na mente da pessoa com a finalidade de levar a sua alma para o inferno 😢
Meu Deus
Se inibe a recaptação a dopamina é degradada? porque o efeito não é para sempre.
Ótima aula
Me agarrei ao meu Senhor e salvador Jesus Cristo e estou a 9 meses livre desse mal 😮
Muito bom ❤
Very good
Resumindo meu entendimento!
A utilização de substâncias que liberam grandes quantidades de dopaminas, enfraquece o potencial natural do organismo de liberação do neurotransmissor, que poderia ser eliciado por situações normais do dia a dia, ou seja o indivíduo depende cada vez mais de utilização de substâncias que liberam ativação de dopamina, perdendo prazeres do dia a dia.
Video maravilhoso 💜💜💜
😢
excelente
2:33 ❤❤❤❤❤
Altera as prioridades porque a pessoa não tem uma prioridade. Ela acumula prioridades.
Prioridade é em si única. Mais de uma deixa de ser prioridade.
muito bom o vídeo
Vídeo simples e muito profundo, parabéns 👏.
Drogas tem apelido de morte
Fenomenal