CRITÉRIOS para INTERNAÇÃO de DEPENDENTES QUÍMICOS



Hoje vamos falar sobre os critérios para internação de um
dependente químico.

A internação de um dependente químico precisa ser pensada de acordo com a lei 10.216 de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtorno mental e redireciona o modelo assistencial na saúde mental.

A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize o motivo da internação e a mesma só deve ser indicada quando os recursos extra hospitalares já se mostram insuficientes no caso
do paciente.

Os recursos extra hospitalares a gente pode pensar como o
acompanhamento psicológico, o acompanhamento psiquiátrico regular, o hospital dia,um outro recurso hospitalar muito
bem vindo nos casos de dependentes químicos e de pacientes psiquiátricos, entre outros.

É preciso sempre analisar de forma criteriosa a indicação do tratamento em regime integral, porque a internação psiquiátrica só pode ser pensada nos casos onde o paciente está cometendo algo que coloque sua vida em risco ou a vida de terceiros.

Existem três tipos de internação. A internação voluntária, a internação involuntária e a internação compulsória.

O que são esses três tipos de internação?

A internação voluntária é aquela que se dá com o consentimento do usuário, a pessoa solicita voluntariamente a internação quando começa a perceber que o uso está abusivo, de forma mais intensiva, e está prejudicando sua vida e seu convívio social.

O usuário do serviço ou paciente deve assinar um termo no
momento da admissão informando que ele está se propondo à internação a fazer de forma voluntária.

A internação involuntária é aquela que se dá sem o consentimento
do usuário, realizada por terceiros, na maioria das vezes por familiares, um familiar de primeiro grau.

No caso da internação involuntária ela precisa obrigatoriamente que o nome do paciente, do usuário do serviço, seja encaminhado para o Ministério Público Estadual em 72 horas pelo responsável técnico do estabelecimento, da instituição.

E a internação compulsória, que é aquela determinada pela justiça.

A internação compulsória é determinada de acordo com a
legislação vigente e pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto a salvaguarda do paciente, dos demais internados e dos funcionários da instituição.

A diferença dessas três modalidades de internação se dão pelo agente de condução da entrada do paciente no tratamento, que pode ser pelo sujeito, de forma livre e espontânea, pela família, que aí a internação voluntária e involuntária mas nesses dois casos o médico precisa validar essa internação, não é apenas chegar e solicitar uma internação psiquiátrica, é preciso analisar todo um contexto de forma individualizada para necessidade da internação e pela justiça.

Pela justiça vão ser analisados outros critérios, mas sempre pensando no cuidado com esse sujeito, no cuidado da saúde mental dessa pessoa.

source
dependência química tratamento
dependente quimico,dependente quimico como ajudar,tratamento para vicio em drogas internação psiquiatrica,internação psiquiatrica voluntaria,internação psiquiátrica involuntária internação psiquiátrica compulsória,alcoólatra,dependencia quimica,clinica de reabilitação internação compulsória,clinica para dependentes quimicos,lei 10216,internação involuntária,clinica para alcoólatras,clinica de reabilitação para dependentes quimicos,tratamento para dependentes quimicos
#CRITÉRIOS #para #INTERNAÇÃO #DEPENDENTES #QUÍMICOS

32 comentários em “CRITÉRIOS para INTERNAÇÃO de DEPENDENTES QUÍMICOS”

  1. Os parasitas do serviço público, não criam vagas para internar pessoas doentes…. Porque sugam o dinheiro do imposto… E têm que criar critérios, para dificultar o internamento, pois, há pouca, ou nada de vagas nos hospitais…
    O juiz, sendo outro da mesma panela, segue a burocracia sem limite…

  2. Essa burocracia, esses milhares de critérios, têm o objetivo, de dificultarem o internamento… Ou excluir as pessoas do internamento… Como os parasitas, sugam o dinheiro do imposto, eles não criam vagas na saúde pública, para internar os doentes… A estratégia, dos sociopatas, é criarem mais burocrática, ou critérios, para excluírem pessoas doentes do internamento…

  3. Uma burocracia sem fim, que só exige da família, mas na prática não faz nada… Enquanto isso, o doente ataca a família… Pondo em risco a sua vida… Tem que passar pelo psiquiatra, que não tem interesse em internar o paciente, porque não há vagas no hospital de doente mental… E a justiça; exige o laudo para internar o paciente?
    Um bando de sociopatas, que só ocupa cargo na saúde, ou na lei, fazem propagandas, mas, não resolvem nada… Eles tratam com pouco caso, os doentes mentais… Eles não correm risco… Têm proteção 24 horas… Enquanto a família do doente, é agredida… E vêm esse médico hipócrita, falar que a constituição, garante internamento para as pessoas doentes… Garante bosta…

  4. A família não tem o direito de saber onde foi internado ? No caso trata-se de meu sobrinho e residia aqui comigo. Possui desentendimento com o pai desde criança. O pai dele é que vivia em bebedices e usou tudo isso para conseguir uma internação compulsória em lugar desconhecido. As autoridades negaram a mim o local para onde o levaram. Sendo negado também a mim internação para ele em Clínica que conheço! A Secretaria de Saúde Municipal disse apenas que foi O Pastor. Não existe Evangélicos aqui em casa. A mãe era Evangélica mas faz mais de dois anos que não vai a Igreja. Logo não é mais Evangélica. O Ministério Público negou antes o encaminhamento dele para a Clínica que conheço e após a internação compulsória as amigas e vizinhas responderam o mim: Agora ele está no lugar dele. Está em bom lugar! Isso causa-me intrigas. Que ou levaram ele para Trabalho Escravo novamente de onde o resgatei em péssimas condições física e mental; com mãos e pés cheias de calos e ele já não comia Avançava na comida; abocanhava 😢 Foi obrigado após a vender tudo o quê tinha e qndo foi levado em Agosto/23 ainda estávamos de luto porque minha mãe havia morrido. Ele foi criado pela avó e avô e meu pai não criou nem filho e nem neto para trabalhar sem salário ou forçado ou trabalho escravo para ninguém. Novamente foi levado dia 22/01/25. Nas condições que trouxeram ele lá do Trabalho Escravo em 2023 já necessitava de uma Clínica Psiquiátrica. Desta vez dia 22 de Janeiro de 2025, arrombaram a casa; o quarto dele porque eu estava dormindo no Barracão dos Fundos até arrumar meu quarto; assim não vi qndo o levaram. E os vizinhos só me disseram a tardezinha. Causou transtorno a mãe que foi internada de imediato, transtorno psicológico. E me fazem pensar em duas coisas: ou o mataram ou o levaram pra Cracolândia 😢! Clínica tem leito; tem terapias e amor , etc etc. Qnto aos móveis da casa eram meus e mandei vender antes que o pai vendesse o resto. Eram meus e compro outros. Pareceu a mim que o pai não sabe tudo isso e talvez tenha sido orientado pelos vizinhos! Meu sobrinho não frequenta casa de vizinhos e nem eu tenho este hábito. Ele necessitava de Internação porém estava tratando deste assunto desde o mês de Outubro/24 ou Novembro/2024! Minha irmã necessita de um Psiquiatra faz algum tempo, mas o marido dela é que é responsável por isso, uma vez casou-se com ela na Igreja Católica e no Civil. Agora quer vender a casa e Eu disse Não. Fizeram O Inferno em Nossas Vidas porque necessitei de Um Centro Espírita de Umbanda para retirarem uma Radiação do Césio -137 faz 23 anos atrás! A questão aqui é Religião! 😢

  5. Resumindo:
    Se a decisão não vier do próprio paciente e ele se aceitar, não adianta nada.
    Estamos passando um inferno com o meu irmão depois que ele se separou e antes mesmo da separação, ele já tava usando droga sem a família (nós) saber.
    Eles usam a droga e quem fica louco e doente psicologicamente, somos nós da família.
    Não aceita internação, não houve nenhum conselho e só conta mentira. Só não coloquei pra fora da minha casa, porque é meu irmão.Mas a situação já tá saindo fora de controle e tudo tem limite.

  6. Uma pessoa que está em total dependência do crack a saúde física e mental dela já está em risco a lei deveria autorizar a internação compulsória sem o laudo psiquiátrico pois é muito difícil pegar todos os exames e laudo psiquiátrico para o internamento compulsório já perdi muitas pessoas aqui no estado de Rondônia Por falta desse laudo e morreram qual o risco maior que pode causar para a mente de um dependente químico? Sendo que esse já está morto sem o laudo psiquiátrico para o internar compulsoriamente

  7. Tive um parente internado na casa dia . Era alcoólatra severo , acordava e dormia bebendo , passava 24 h bêbado, caído pelas ruas. Ficou lá 6 meses. Desde que saiu , já vai fazer 4 anos , nunca mais colocou uma gota de álcool na boca. Essa clínica foi um divisor de águas na vida dele . Hoje vive uma vida de verdade que nunca teve.

  8. Me ajude pelo amor de Deus inventei de usar brincando agora estou viciado fui por cabeça de amigos agora choro dia e noite e não acho nenhuma clínica pra me ajudar me ajudem parar isso por favor estou tão magro cansado deprimido esse crack me mata aos poucos meu Deus alguém me ajudeeeee😢😢

  9. Boa noite vir aqui pedir ajuda tenho uma filha de 26 anos e está totalmente descontrolada ela tem 4 filhos e todos os dias bebendo e usando drogas ela já tentou tirar as vidas dos filhos como fasso pra internação

  10. Eu tenho um irmão Edson que um sério de drogas e minha mãe tá comedo ele vende tudo pega a té as compras que ela compra e minha mãe é impertence e ela tá com medo do que pode acontecer ele não trabalha e não fais nada a minha tá no piaui e eu moro a que no Maranhão e eu gostaria de vcs mim ajudar por favor doutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima