A dependência de drogas (também conhecida como transtorno por uso de substâncias) é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e afeta o cérebro e o comportamento da pessoa, levando à incapacidade de controlar o uso da droga, mesmo quando causa problemas sérios. Essa doença é crônica e progressiva, e o tratamento é possível, embora o vício não tenha cura.
Site:
Características da dependência química como doença:
Impacto no Cérebro:
A substância altera a estrutura e o funcionamento do cérebro, afetando áreas ligadas à recompensa, prazer, tomada de decisão e controle de impulsos.
Comportamento Compulsivo:
A pessoa tem um desejo intenso e incontrolável de usar a droga, o que a leva a dedicar muito tempo para obtê-la, usá-la e se recuperar dos seus efeitos.
Sinais e Sintomas:
Incluem uso frequente e excessivo, dificuldades em controlar ou reduzir o uso, negligência de responsabilidades, uso contínuo mesmo com problemas sociais e físicos, e a necessidade de quantidades cada vez maiores da substância para sentir o efeito desejado (tolerância).
Abstinência:
Ao interromper o uso, o indivíduo pode apresentar sintomas físicos e psicológicos, conhecidos como síndrome de abstinência.
Fatores que influenciam o desenvolvimento da doença:
A dependência química é multifatorial e pode ser influenciada por fatores sociais, ambientais, genéticos, psicológicos e a presença de outros transtornos mentais.
source
dependencia quimica é doença
[vid_tags]
#drogba #dependênciaquímica #psicologia #psiquiatria #terapiapsicologica #inferno #cortes

💪🏽❤👊🏽
💪🏽❤👊🏽