A OMS, através da Classificação Internacional de Doenças (CID), define o vício, ou dependência, como um conjunto de fenómenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que surgem após o uso repetido de uma substância ou comportamento. É classificado como uma doença física e psicoemocional, caracterizada pela incapacidade de controlar o uso de substâncias (como álcool ou drogas) ou de comportamentos (como jogos de vídeo), que prejudicam a saúde e as relações da pessoa.
Site:
tiktok.com/@sostratamentos
Principais características do vício pela OMS
Doença física e psicoemocional:
A dependência não é uma falha de caráter, mas uma doença complexa que afeta o cérebro e o comportamento.
Perda de controlo:
A pessoa tem dificuldade em controlar o uso da substância ou a prática do comportamento viciante.
Fatores de risco:
A dependência pode desenvolver-se devido a curiosidade, busca de prazer ou alívio de sintomas, mas a pessoa muitas vezes não tem consciência do potencial de causar dependência.
Danos à vida:
O vício leva a prejuízos significativos na vida da pessoa, afetando a saúde mental, física, emocional e social.
Exemplos de vício
Dependência Química:
O uso descontrolado de substâncias psicoativas, sejam lícitas (álcool, nicotina) ou ilícitas (maconha, cocaína), é considerado uma doença.
source
dependencia quimica alcool
dependentequímico,dependênciaquímica,drogas,drogastemcura,internaçãoinvoluntária,palestrasobredrogas,casaderecuperação,clínicadereabilitação,amorexigente,naranon,neuróticoanonimo,esquizofrenia,borderline,vício,palestramotivacional,álcool,Alcoolismo,alcoólatra
#codependency #adição #álcool #cortespodcast #dependênciaquímica #ruiva #internação
